RsV arquitetos
Procurou-se alcançar um espaço de utilização clara e fluida, através de uma rigorosa conjugação de aspetos funcionais e operacionais com princípios estéticos e construtivos.
A intervenção teve como objetivo principal a criação de mais um fogo, através da adaptação do fogo do 1º andar em dois fogos T2, Duplex, com o aproveitamento da cobertura. A opção por esta solução assentou no princípio de preservar as suas características estruturais e espaciais, criando contudo dois espaços modernos e atuais.
Para construir estes dois novos fogos, foi necessário criar uma nova cobertura. Optou-se por uma cobertura amansardada na fachada principal, revestida a zinco, com trapeiras para iluminação e ventilação, criando as condições regulamentares aplicáveis para a sua ocupação, acompanhando o ritmo dos vão existentes, e de forma a reduzir o impacto sobre a envolvente urbana.
Um dos grandes objetivos desta intervenção passou pela reabilitação dos materiais existentes e integração dos mesmos na obra. Neste sentido foi feita uma análise caso a caso do estado de conservação dos mesmos e da forma como estes poderiam ser reutilizados. (exemplo disso são as proteções laterais das escadas interiores).
A obra foi concluída no início de 2016 e os trabalhos de construção Civil estiveram a cargo da empresa Gouviga lda.